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Big Data e Inteligência Artificial: soluções inteligentes para franquias


Big Data é o nome dado para a enorme quantidade de dados produzidos e armazenados, já a inteligência de mercado, ou business intelligence, é transformar os dados sobre mercado, concorrentes e comportamento do consumidor, por exemplo, em informação relevante e insights para potencializar empresas.


Ao usar essas fontes, as empresas tomam decisões de negócios com base em dados e não em suposições, aumentando a assertividade e o sucesso. Todas as informações podem virar indicadores para aprimorar os resultados, mas é preciso fazer as perguntas certas, ou seja, a análise correta dos dados.


Big Data pode transformar-se em um tomador de decisões.

Essa leitura é aplicada por franqueadores e franqueados, usando o cruzamento dos dados de Big Data para indicar informações que vão desde transações no ponto de venda, comportamento do consumidor nas mídias sociais, dados da cadeia produtiva, experiência do cliente até simulações de tráfego do lado de fora das lojas.

Um setor que vem crescendo exponencialmente no mercado são as ferramentas e softwares de inteligência de mercado. Com isso, não será necessário estruturar um departamento de TI na sua empresa. Busque uma solução que tenha funções analíticas e práticas incorporadas para que você possa dedicar seu tempo examinando os dados que realmente importam.


Big Data utilizado para identificar erros e consertá-los antes que seja tarde.


De resolver conflitos entre franqueador e franqueado para analisar se a empresa está abrindo franquias demais e se as lojas novas são muito próximas das já existentes. Até o estudo das reclamações dos clientes no call center mostra quais são as queixas mais comuns. Essas questões podem ser resolvidas com a mudança de matéria-prima, processos de preparo, controle de qualidade e outras práticas. O grande desafio de utilizar Big Data é detectar os dados relevantes e associá-los aos objetivos das franquias para conseguir promover a marca, seus produtos e serviços.


A Inteligência Artificial já é realidade dentro das franquias.


A busca pela redução de custos e pelo aumento de produtividade vem alavancando o uso de soluções que envolvem robôs capazes de conversar com os clientes e de sistemas que analisam milhares de dados em poucos segundos.

Milhões de pessoas relacionam-se todos os dias com robôs e assistentes virtuais, conhecidos como chatbots, cujo sistema computadorizado é um canal de atendimento que simula o jeito humano nas conversas e aprende com as interações. Para as empresas, é uma ferramenta poderosa para melhorar o relacionamento com os clientes, interagindo 24 horas por dia.


A tecnologia baseada em Inteligência Artificial também ajuda as equipes de RH a classificarem rapidamente, entre milhares de candidatos a um emprego, o perfil adequado aos requisitos, em uma fração do tempo que levaria um ser humano.


A Inteligência Artificial permite que as organizações tenham acesso a dados históricos em tempo real e tomem as melhores decisões em relação ao gerenciamento da força de trabalho, às estratégias de marketing e de retenção de clientes, entre outras possibilidades, o que as torna mais aptas a atuarem nesse mundo cada vez mais complexo e competitivo.

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