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11 vantagens do monitoramento das informações para o crescimento de seu negócio


Encontrar a informação certa é uma maneira de identificar os melhores processos, conhecer as necessidades dos clientes e criar uma linguagem colaborativa entre gestão e funcionários.Só a partir daí é possível seguir para a inovação e para a criação daquelas ideias geniais que a colocarão no topo do mercado, assim como as gigantes de Steve Jobs e Bill Gates. Por isso, elencamos as 11 principais vantagens do monitoramento das informações para o crescimento de seu negócio:

1- Auxiliar o planejamento da gestão


Obter informações confiáveis é essencial para que o planejamento da gestão não seja baseado apenas em previsões. Um plano estratégico seguro deve englobar todos os campos e momentos da empresa — do brainstorm até a chegada do produto nas mãos do cliente.Mas esse conteúdo não pode ficar perdido em planilhas e arquivos. Os líderes precisam incorporar uma estratégia de Corporate Performance Management (CPM), ou Gestão de Desempenho Corporativo, que traduza os dados em uma linguagem que seja de fácil assimilação pelos colaboradores.


2- Tomar decisões mais acertadas


Se você entende a sua empresa e o mercado em que ela se insere, dificilmente terá dúvidas como “será que meu produto será bem-aceito?”, “meu preço é realmente competitivo?”, “quais são os riscos e oportunidades para o meu negócio?”.Qualquer decisão — seja para a escolha da cor do layout de um produto ou o gerenciamento de uma crise — precisa ser baseada na realidade do mercado, aliada aos interesses da empresa e do cliente, e não apenas no que o gestor “acha que é certo”.


3- Minimizar erros e riscos


Riscos sempre existirão para empresas de qualquer segmento. O que diferencia aquelas que conseguem sobreviver e se destacar, mesmo diante das adversidades, é a capacidade de se preparar e ter um planejamento estratégico.Informações coerentes se traduzem em um plano de negócio mais claro, que desenha não apenas o cenário atual, mas é capaz de antecipar os principais desafios que o mercado trará no futuro e os erros que não podem ser cometidos na busca por resultados.


4- Elevar a produtividade


Ter os dados certos e organizados sempre à mão ajuda os departamentos da empresa a se integrarem, tomarem decisões mais rápidas e eficientes, realizarem um trabalho mais dinâmico e se concentrarem em tarefas que serão realmente relevantes para o crescimento do negócio.


5- Fidelizar clientes


Obter informações sobre os clientes é uma maneira de suprir suas necessidades mais rapidamente e oferecer um atendimento personalizado, capaz de cativar e fidelizar esse consumidor.Empresas que dão espaço ao consumidor para opinar podem ter uma ideia mais ampla sobre a qualidade do que oferecem, identificar focos de insatisfação e corrigir problemas. Com uma boa base de dados é também possível atingir pessoas realmente interessadas nos seus serviços e produtos, e gerar um número maior de conversões de novos clientes.


6- Melhorar o planejamento estratégico


Vivemos na era da inovação. Aquele celular que é a nova promessa da tecnologia hoje, provavelmente ganhará uma versão melhor em menos de seis meses. E o consumidor está acompanhando essa realidade.Isso mostra que as empresas não podem parar no tempo. Mesmo que você ofereça um produto excelente, ele pode facilmente ser superado pela concorrência se não passar por melhorias.A melhor maneira de inovar é identificar as tendências para o futuro e analisar as carências do mercado, por meio do levantamento de informações. Elas te ajudarão a melhorar o seu planejamento estratégico e garantir o crescimento do negócio, não apenas agora, mas nos próximos cinco ou dez anos, por exemplo.


7- Aperfeiçoar métricas e indicadores


Existem diversos tipos de indicadores em uma empresa: estratégicos, de capacidade, de qualidade e de produtividade. Ter informações consolidadas sobre cada um deles é uma maneira de entender quais apresentam melhor desempenho e quais não têm um retorno satisfatório.Essas estratégias são importantes para aperfeiçoar as métricas da empresa e criar metas mais efetivas, de acordo com a sua realidade. Com esses dados em mãos, os líderes podem deixar mais claro para os colaboradores qual a sua função, remanejar recursos, exigir mais esforços em determinadas áreas e tomar decisões satisfatórias.


8- Evitar desperdícios


Problemas no estoque e infraestrutura podem gerar uma enorme perda de dinheiro, principalmente em empresas que comercializam seus produtos em larga escala.Ter todas as informações sobre quantidade de mercadorias, recursos mais utilizados, produtos mais comprados e custo de armazenamento pode evitar gastos desnecessários e desperdício.


9- Reduzir custos


Se a logística da empresa não é bem organizada, as campanhas não geram resultados, o setor de marketing não consegue conquistar clientes, os custos do negócio estão sempre elevados e o crescimento se transforma em um sonho distante.Identificar pontos fracos e processos que não vão bem dá ao gestor o poder de corrigir problemas mais rapidamente, diagnosticar gargalos, melhorar a eficiência operacional e, consequentemente, reduzir os custos.


10- Estabelecer uma boa comunicação interna


O próprio conceito da palavra “informação”, derivada do latim, está relacionado ao processo de comunicação. Muitos líderes criam uma política de “portas fechadas” com os colaboradores e blindam-os das informações necessárias sobre a empresa e o seu desempenho.Isso é um erro. Se um profissional conhece bem o local onde trabalha e é incentivado a pesquisar sobre as suas operações, estratégias e clientes, fica mais fácil “vestir a camisa” da empresa, atuar com excelência e enfrentar qualquer desafio.Uma boa comunicação interna garante que todos os envolvidos no negócio entendam os seus objetivos, trabalhem em parceria, aumentem o desempenho e a sensação de pertencimento àquele ambiente.


11- Se manter um passo à frente da concorrência


Por fim, a gestão de informações é uma maneira de se manter à frente da concorrência. Em média por semestre mais de 1 milhão de novos negócios são criados no Brasil, de acordo com a consultoria Serasa Experian. Isso mostra o ritmo acelerado em que novas ideias e produtos surgem. E muitos deles serão iguais ou melhores que os seus. Se a sua empresa não oferecer algo que o cliente procura ou não tem o melhor atendimento, ele buscará o que precisa em outra. Ter a informação certa sobre as tendências do mercado e sobre o seu consumidor é uma maneira de inovar, se manter competitivo, sair na frente da concorrência e proporcionar o crescimento de negócios.

Para isto coletar corretamente a maior quantidade de dados possíveis do seu negócio, comparar com o máximo de informações externas de mercado disponíveis, e poder analisar de forma eficiente utilizando os melhores algorítimos, é que farão seu negócio navegar em mares cada vez mais tranquilos e maiores.


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