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Como definir potenciais regiões com base no perfil do seu público


Novos métodos de coleta e análise de dados possibilitam melhor tomada de decisão para o setor de expansão de negócios.


Aqueles que trabalham no setor de franquias, varejo ou redes de lojas enfrentam inúmeros desafios. Seja entre franqueados ou entre franqueadores, uma das dúvidas mais fundamentais e que surge logo no início de um projeto de expansão ou abertura de uma franquia é: onde devo abrir meu estabelecimento?


A pertinência dessa pergunta advém do fato de que não basta saber que existem pessoas interessadas no valor do seu produto ou serviço – é preciso saber onde essas pessoas estão e em qual localidade você será capaz de atender o maior número delas da melhor forma possível.


Por muito tempo, dúvidas como essa foram sanadas ou através de “palpites inspirados” de gestores que julgavam conhecer bem seu público e mercado, ou então por meio de pesquisas de mercado e outros métodos mais tradicionais de business intelligence.


Ações orientadas por dados


Atualmente, uma tendência do setor de tecnologia da informação que vem se mostrando um poderoso trunfo para empresas das mais diversas áreas – incluindo aquelas que utilizam o modelo de franquias para seus negócios – é a utilização de Big Data.


O Big Data surgiu com o propósito de oferecer sistemas mais inteligentes e automatizados para a coleta, organização e análise de um grande volume de dados, visando fornecer embasamento para que empresas tomem melhores decisões em suas ações e estratégias.

Em entrevista à revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, Nir Kshetri, professor da Universidade da Carolina do Norte, em Greensboro, destacou que a utilização de Big Data permite que empresas de franchising fundamentem e norteiem suas ações tendo mais base em dados comprovados e menos em crenças ou presunções, o que reduz os riscos para uma empresa.


Big Data a serviço da expansão de franquias e redes de lojas


Tratando-se de franquias e redes de lojas que buscam expandir seus negócios e atuar em mais territórios, o Big Data permite que tanto o franqueador ou lojista quanto o franqueado possam identificar exatamente quais locais são os melhores para se abrir um novo estabelecimento.


O benefício disso é que os envolvidos nessas empresas podem sair da zona de incerteza comum entre franqueados, os quais muitas vezes tomam suas decisões como verdadeiros saltos de fé.


Atualmente há softwares de Big Data disponíveis no mercado, como o disponibilizado pela Deepen, que oferecem representação visual e objetiva de dados coletados pelas empresas, permitindo sua interpretação por parte de gestores, time de venda, marketing e além disso, sem necessidade de conhecimentos técnicos em tecnologia da informação.


Por exemplo: com o auxílio do Big Data, a julgar pelos hábitos e perfis do público-alvo, o software é capaz de traçar cruzamentos lógicos entre cada variável a fim de determinar áreas onde a efetividade dos negócios seja maior.


Um dos grandes diferenciais de sistemas de Big Data é a capacidade de cruzar informações estruturadas (que são aquelas que poderiam se encaixar em qualquer planilha, com informações quantitativas e objetivas) com informações não estruturadas, que exigem um refinamento tecnológico para que sejam processadas da maneira correta, já que não podem simplesmente ser encaixados em uma planilha (como hábitos de uso de um aplicativo, transações financeiras, áudios, vídeos e e-mails).


Tomando decisões


Big Data permite a tomada de decisões de forma mais segura. Tratando-se de expansão de novos negócios, por exemplo, é possível entender o perfil do público através de informações reais, incluindo dados demográficos, de renda, regiões de maior potencial e outros. Esse conhecimento aprofundado do público, permite que sejam definidas campanhas digitais mais eficazes e, por isso, tenham retorno mais rápido.


Não restam dúvidas de que o Big Data não é mais algo inalcançável ou que seja possível somente para grandes empresas, com grandes volumes de dados. É, sim, uma ferramenta que pode ser usada para tomadas de decisões estratégicas e que, muitas vezes, podem mudar completamente o rumo da sua empresa. Entre em contato e saiba como aplicar Big Data no seu negócio, hoje mesmo!

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