Inteligência artificial aplicada ao Big Data: Incrementando o marketing digital




A demanda por parte dos consumidores por uma maior personalização, exigiu que o marketing mudasse de abordagens generalizadas para abordagens mais customizadas com um foco maior no cliente. Com as empresas e negócios adotando mais tecnologias no seu dia-a-dia e migrando para ambientes digitais, a tecnologia se tornou o meio pelo qual o marketing se relaciona com o clientes. Ao possibilitar uma melhor compreensão das necessidades desses clientes, ela permite o desenvolvimento de uma abordagem mais direcionada e, consequentemente, melhores resultados.


Dentre as novas tecnologias adotadas pelas empresas está a aplicação da inteligência artificial sobre o big data. Tratando grandes volumes de dados, com apoio de algoritmos de inteligência artificial, o big data desempenha um papel fundamental nessa customização, pois reúne informações presentes nos bancos de dados de servidores e empresas, que ajudam a extrair insights valiosos sobre o perfil e comportamento dos consumidores, contribuindo para campanhas de marketing. Isso possibilita o direcionamento de campanhas, potencializando vendas e otimizando resultados ao anunciar apenas os produtos e serviços certos para o público certo.


As bases de dados utilizadas pela Deepen, aliadas aos dados de clientes fornecidos pelas empresas e seus parceiros permitem detectar relações, padrões e tendências nas informações, e identificar as regiões de uma cidade onde investimentos em marketing e promoções possuem maior potencial de rentabilidade. Por meio da identificação de locais onde há uma boa concentração do público-alvo, pode-se verificar a existência de locais com potencial inexplorado, que podem ser impactados por meio de ações mais direcionadas (por renda, faixa etária, sexo, etc.), permitindo a captação de novos clientes e eliminando gastos com campanhas em regiões com pessoas que, na verdade, não são o foco do negócio.


Com o avanço dessas tecnologias a tendência é que o volume de dados de clientes continue crescendo e a capacidade de coletar, analisar e gerar insights através desses dados para criar experiências relevantes e personalizadas ao público alvo, será um fator crítico para manter a competitividade de um negócio. Dessa forma, buscar soluções e métodos que correlacionem dados internos e externos, pode facilitar a tomada de decisão e de posicionamento para as campanhas de marketing.


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