• Deepen

Inteligência de dados para Franquias: como escolher a melhor solução


Gerenciar redes com franquias dispersas, com franqueados de culturas diversas e em locais com características tão diferentes quanto Florianópolis-SC e Manaus-AM, São Paulo-SP e Porto Alegre-RS, é um dos grandes desafios dos principais franqueadores do Brasil.

Promover o alinhamento estratégico e otimizar a performance loja a loja depende de uma série de fatores, mas não se deve ignorar informações sobre particularidades do mercado regional, características exclusivas do perfil dos clientes da unidade ou da região.

Para transformar Big Data de um aglomerado de informações em um arquivo rico, capaz de exibir o real momento da franquia e contribuir em tomadas de decisões mais assertivas pelos seus gestores, é preciso de um sistema analítico inteligente.


Propondo soluções para ambos os pontos de vista, tanto nos controles centralizados pelo franqueador quanto na transparência e no compartilhamento da informação aos franqueados, diferenciando tipos de loja, perfil regional de clientes e outras informações relevantes para o negócio crescer como um todo.


A escolha de técnicas de Big Data é particular para cada cenário.

Além de muito ampla, é preciso identificar a necessidade de seu cenário e então utilizar essas tecnologias para facilitar a aplicação e a tomada de decisão. Existem opções que vão exigir a instalação de um software, a compra de dados de mercado, geolocalização, estatística, entre outros fatores.


É necessário velocidade para acompanhar o grande volume de dados.

Atualmente, há diversas startups e empresas com anos de atuação no setor de ferramentas e softwares de inteligência de mercado ofertando soluções. Busque uma solução que tenha funções analíticas e práticas para que você possa dedicar seu tempo à análise dos dados que realmente importam.


Adote uma interface amigável.

O nosso cérebro é visual, portanto, a visualização é uma das melhores maneiras de examinar e entender dados, principalmente ao apresentá-los a clientes e investidores. Aposte em soluções de fácil navegação e utilização, com recursos que não exijam conhecimento técnico.


Tecnologias de Inteligência de dados sem custo.

O Hadoop é o nome do núcleo principal de uma plataforma para trabalhar com Big Data, que pode ser executado em um servidor de internet chamado Apache, responsável por executar e controlar o ambiente em que o Hadoop está trabalhando.

Por sua vez, o Apache é uma ferramenta que trabalha em cima do sistema operacional Linux, famoso por ser gratuito e também por possuir muitas empresas trabalhando para adequar as funcionalidades para chegar a um trabalho cada vez mais profissional. O Hadoop não trabalha sozinho, precisa de APIs (Application Programming Interface), programas que interagem pela troca de informação com o núcleo principal.


Existem APIs que se encarregam de fazer o trabalho para movimentar dados entre uma base de dados que você possui e o Hadoop. Tem API que trabalha no âmbito de aprendizado de máquina e pode ajudar na sua tomada de decisão, aprendendo com métodos estatísticos o comportamento dos seus usuários. Outra API amplamente utilizada é responsável por agendamento de tarefas que podem processar os dados que são inseridos durante o dia na plataforma de Big Data.

0 visualização

Seguir

Contato

(48) 3371-8060

Endereço

Rod. José Carlos Daux, 5025b - Saco Grande, Florianópolis - SC, 88032-005, Brazil

Business Decor - Sala 04