• Cristiano Vargas

O papel do Big Data na evolução do mercado de engenharia e construção

Atualizado: Mar 10

Inteligência Artificial, IOT, Machine Learning, BIM e muitas outras grandes tendências tecnológicas têm revolucionado o mercado de construção civil, e todas possuem um background em comum: Big Data. Isso porque elas necessitam ou se alimentam de dados para gerar insights, predição, segurança, transparência e eficiência aos processos de engenharia e construção.

Sendo assim, criar processos bem estabelecidos para coletar, armazenar e utilizar os dados de maneira estratégica é o primeiro passo para poder usufruir de todos os benefícios que estas inovações podem oferecer. Além disso, incluir a coleta, tratamento e análise de dados na gestão de obras é crucial para preparar sua empresa para o futuro e garantir que ela se mantenha competitiva no mercado.

Assim, de nada adianta, por exemplo, investir em plataformas BIM e em ferramentas de inteligência artificial se sua empresa não tiver as informações necessárias para fazer com que essas tecnologias alcancem todo o seu potencial.


Alguns benefícios do big data na gestão de obras:


Além de preparar sua empresa para acomodar as principais tecnologias que estão revolucionando o mercado de engenharia e construção, o processo de coletar, armazenar, tratar e utilizar as informações relacionadas ao seu negócio de maneira estratégica pode trazer grandes benefícios:



Previsões mais assertivas

Com base em informações de projetos anteriores e indicadores de mercado, a análise de dados pode ajudar a prever com mais precisão o orçamento, rupturas e restrições, além do tempo necessários para o desenvolvimento de determinada etapa de cada obra.

Indo além, dados meteorológicos também podem ser utilizados para entender padrões do comportamento do clima e sua influência, identificando, por exemplo, a necessidade de ajustes no cronograma.


Identificação de problemas em estágios iniciais

Quando há um processo estabelecido para coleta periódica de dados, sua empresa tem acesso a um arsenal de informações importantes que indicam uma análise atual do desenvolvimento do projeto. Cruzando esses dados atuais com o informações sobre o planejamento da obra, é possível identificar irregularidades e problemas antes que eles tomem proporções maiores.

Esse acompanhamento pode indicar, por exemplo, se o material previsto será suficiente, se houve atraso em alguma entrega ou se o design projetado está sendo seguido à risca. A partir daí, é possível criar ações pontuais e/ou fazer os ajustes necessários no planejamento – antecipando necessidades e evitando re-trabalhos.


Mais informações para o processo de tomada de decisão

Cada decisão tomada na gestão da obra pode ter um impacto enorme no desenvolvimento do projeto. Por isso, quanto mais informações o gestor tiver na hora de decidir algo, mais preparado ele estará para tomar uma decisão.

Análises de big data também colaboram nesse sentido! Imagine, por exemplo, que você esteja definindo o orçamento de uma obra para participar de uma licitação. Além de ter acesso aos preços dos materiais, equipamentos e mão de obra, se tiver dados que indiquem a variação dos valores de mercado ao longo do tempo, você poderá prever com mais precisão o orçamento necessário na data prevista para o desenvolvimento do projeto em questão.


Melhor aproveitamento do conhecimento acumulado

Como destacamos no início, cada obra realizada pela sua empresa gera uma série de informações importantes que podem ajudá-lo a gerenciar suas obras (atuais e futuras) com mais eficiência e produtividade. No entanto, é comum que todo esse conhecimento se perca ao longo do tempo ou fique centralizado em determinados profissionais do seu time. Como resultado, por vezes as empresas acabam cometendo os mesmos erros repetidamente e também não conseguem aprimorar seus níveis de produtividade e lucratividade.

Com processos estabelecidos para organizar os dados de cada projeto, sua empresa pode criar uma biblioteca de informações valiosas que apontam padrões de atividades e performances. Isso, por sua vez, indicará quais são as melhores práticas no desenvolvimento das obras, o que deve ser evitado e o que pode ser melhorado para gerar mais eficiência.


Aproximação dos clientes

Análises de big data podem ajudar também a aprimorar o relacionamento entre empresas de construção civil e seus clientes. Afinal, com acesso a mais informações estratégicas, é possível se comunicar com os clientes de maneira mais transparente e abrangente.

Além de ser possível cruzar estes dados de perfis dos clientes, para uso em novos empreendimentos e também para captação de novos clientes, clonagem de perfis, além de uma infinidade de outras possibilidades de visões e ações de relacionamento, marketing e comercial.


Gestão proativa

Ao utilizar os dados do seu negócio de maneira estratégica, o gestor assume um posicionamento mais proativo e menos reativo.

Ou seja, com processos estabelecidos para coleta, armazenamento, tratamento e análise de dados, o gestor de obras consegue prever melhor cenários futuros e, assim, pode agir para corrigir problemas antes mesmo que eles aconteçam. Além disso, ele se prepara para aproveitar oportunidades futuras com mais agilidade.



Muitos outros benefícios do uso inteligente de Dados

Em busca de assertividade, as empresas de construção civil aplicam soluções de B.I. ao dia a dia para identificar tendências, visualizar com mais clareza o que acontece na organização e definir metas compreensíveis para os próximos períodos. Utilizando por exemplo painéis de B.I. que condensam todos os dados relevantes das obras, operações e da empresa, de forma a mostrar resultados e análises em tempo real daquilo que influencia nos seus resultados, e com isso otimizar, prever, acompanhar e gerir muito melhor seus ativos e recursos.

Diminuindo assim, a incidência de erros, evitando que obras saiam do prazo ou causem prejuízos, trazendo impactos enormes na lucratividade de cada obra e na performance dos negócios.

Você pode utilizar dados de todas as suas obras do passado e das construções atuais para otimizar seus resultados. Consulte nosso time para entender melhor como iniciar ou ampliar suas operações de Big Data, Inteligência Artificial, B.I. e Machine Learning e explore os dados de seu negócio e outros dados que podem ser agregados ou cruzados para lhe trazer os melhores insigths.

0 visualização

Seguir

Contato

(48) 3371-8060

Endereço

Rod. José Carlos Daux, 5025b - Saco Grande, Florianópolis - SC, 88032-005, Brazil

Business Decor - Sala 04