• Deepen

Qual a melhor opção: franquia de rua ou franquia em shopping?




Maior visibilidade e retorno sobre o investimento: definir o local para concentrar a unidade de negócios deve ser uma escolha estratégica


Bastante recorrente entre os empreendedores, uma das dúvidas no momento de optar por uma franquia é decidir sobre a melhor localização: rua ou shopping center?


O fato é que tanto a franquia de rua quanto a franquia em shopping apresentam vantagens e desvantagens, dependendo da região em que serão instaladas. O comportamento do consumidor, a situação econômica e a presença de possíveis concorrentes também podem influenciar nos resultados do negócio.

Para facilitar a escolha, elencamos alguns fatores a serem considerados:


Visibilidade


Ao optar por uma franquia em shopping, o alto volume de circulação de pessoas apresenta-se como um ponto a favor. É possível, inclusive, fazer divulgações antes de inaugurar o espaço, criando expectativa nos futuros compradores.

Eventos promocionais como liquidações sazonais e datas comemorativas são garantia de um grande público, que mesmo não tendo inicialmente a intenção de adquirir o seu produto ou serviço, poderá, aos poucos, se aproximar para ver o que a loja tem a oferecer.

Já a franquia de rua, se estiver situada em um ponto comercial conhecido e que se destaque pela qualidade dos produtos ou preços praticados, também poderá atrair consumidores – especialmente se o público-alvo a ser conquistado costuma frequentar a região escolhida.

Por outro lado, instalar uma loja com produtos para a classe A em um bairro de baixo poder aquisitivo, por exemplo, dificilmente converterá os esforços em vendas.


Espaço físico


Qual é o espaço necessário para distribuir os produtos ou disponibilizar serviços? É interessante que o visitante circule e visualize outras opções ou a variedade de ofertas não é tão vasta? Ele precisará experimentar algo ou somente solicitar informações?

Essas são algumas perguntas que devem ser feitas ao pensar no tamanho do espaço onde a franquia será instalada.

Ao optar por uma franquia em shopping, as opções podem ser limitantes, seguindo um tamanho padrão e sob um custo elevado, ao contrário das características de uma franquia de rua, a qual geralmente tem um aluguel de valor mais baixo e, dependendo do resultado da pesquisa, pode ser instalada em um local maior, podendo ser mais adequado ao negócio.


Leia também: Gestão estratégica para franquias: 4 tendências tecnológicas para expandir o seu negócio


Segurança e conveniência


Em cidades maiores, fugir da violência e do trânsito podem ser pretextos para consumir produtos e serviços em um único local, já que economiza-se tempo e paga-se por um único estacionamento.

Dependendo de como estiver o clima, ambientes como shopping centers proporcionam maior comodidade aos consumidores, pois estes não precisam se preocupar com o frio ou com a chuva no momento da chegada ou da saída.

Já em cidades de menor porte, com a mobilidade facilitada e uma sensação maior de segurança, a preferência dos moradores pode se concentrar em regiões centrais ou em comércios de bairro.


Retorno sobre o investimento


É difícil mensurar o verdadeiro retorno que um investimento, seja ele em franquia de rua ou franquia em shopping, pode proporcionar. Cada local terá seu preço, suas regras, horários e até treinamento específico para os funcionários.

Diferentemente de shopping centers, a franquia de rua pode proporcionar maior liberdade para criar algumas regras, ou, até mesmo, destacar-se com formas peculiares de realizar o atendimento. Por outro lado, os horários estendidos, aplicados para uma franquia em shopping, tornam as ofertas disponíveis por mais tempo, apresentando-se como melhor opção para os consumidores que precisam fazer compras de última hora ou não têm disponibilidade durante o tradicional horário comercial.


Como fazer a escolha certa?


Além dos aspectos citados, também é fundamental ter um conhecimento aprofundado das personas que são público-alvo da franquia escolhida. Dessa forma, você saberá como melhor direcionar a divulgação dos seus produtos. Obter informações sobre a concorrência, onde está localizada e como atua são outros pontos que podem interferir na escolha pela franquia de rua ou franquia em shopping.

Portanto, faz-se necessário não apenas reunir dados, mas saber como analisá-los. Para isso, a tecnologia é a melhor opção, proporcionando maior segurança e facilitando a tomada de decisão a partir da análise de dados.

Antes da decisão final, é recomendável fazer uma reflexão baseada em dados mensuráveis, que integrem informações sobre a região na qual se pretende instalar a franquia, o comportamento do público-alvo, seu contexto econômico e outras tendências de mercado. E isso só é possível com o uso de soluções inteligentes.

Quer saber mais sobre o público-alvo da sua franquia? Entre em contato!

3 visualizações

Seguir

Contato

(48) 3371-8060

Endereço

Rod. José Carlos Daux, 5025b - Saco Grande, Florianópolis - SC, 88032-005, Brazil

Business Decor - Sala 04